A ASTECNA iniciou em junho uma parceria com o Bio Energy Hub.
O Bio Energy Hub é o primeiro hub de inovação dedicado a energias renováveis - Etanol, Biomassa, Biogás, Hidrogênio, Solar e outras - com objetivo de gerar novas soluções e negócios entre startups e corporações.
E em conjunto foi iniciado um projeto de uma série de lives com o intuito de ampliar e debater diversos assuntos em pauta e que fazem diferença ao meio de trabalho.
Em junho ocorreu a primeira live, apresentada por Homero Tadeu Leite.
Homero é Diretor da ProAmb Engenharia e Vice-Presidente da ASTECNA e seu bate-papo teve o foco sobre essas novas diretrizes para armazenamento e aplicação de resíduos como cinzas, fuligem e torta nas lavouras de cana-de-açúcar.
Essa live você pode assistir por completo aqui: https://youtu.be/NEoH3fkjSEg
Julho trouxe outra interação, dessa vez Marcelo Pierossi assume a fala.
Marcelo Pierossi é Engenheiro Agrícola da Lidera Consultoria e Projetos e associado ASTECNA.
O assunto central foi o debate sobre os aspectos agrícolas, agronômicos e industriais para o recolhimento e processamento da palha para a geração de energia elétrica e outras aplicações. Confira ela completa no link: https://youtu.be/oYVUahyXJpw
A próxima live já estava um pouco diferente, pois a associada GAtec passou a somar no cenário de parceria para os eventos.
A GAtec S/A – Gestão Agroindustrial é sediada em Piracicaba (SP) e é uma empresa de consultoria, treinamento, desenvolvimento e integração de sistemas de gestão para cana-de-açúcar, grãos, algodão, café e agroindústria pecuária, entre outros.
Com a GAtec e o Bio Energy Hub, a live seguinte ocorreu no final de julho.
No bate-papo da vez o alvo foi uma dissertação de como a inteligência artificial pode ser utilizada no combate às pragas e outras ameaças no campo e quem foi o orador foi André Bindilatti.
André possui formação em Ciências da Computação pela UNIMEP, Mestrado e Doutorado em Ciências da Computação na UFSCAR. Na GAtec atua na pesquisa e desenvolvimento de novas soluções, liderando a equipe de geoprocessamento.
E sua live pode ser vista aqui: https://youtu.be/1Wq_EeY9eLQ
A penúltima live da agenda até então, ocorreu no inicio de agosto e trouxe uma discussão sobre como o mapeamento digital dos solos impacta na agricultura e foi apresentada por Fellipe Alcantara de Oliveira Mello.
Fellipe é Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo, Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo USP/ESALQ e Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo USP/ESALQ. Atua na GAtec nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de soluções digitais para agricultura. Sua live pode ser vista no link https://youtu.be/FRi6CyuxYXU
E a live mais recentemente apresentada teve o foco sobre como o uso de satélites pode ajudar os produtores no aumento da produtividade das lavouras e teve como palestrante o engenheiro Jales de Freitas Bussinguer.
Jales é Engenheiro Ambiental pela Universidade de Brasília. Atualmente é mestrando em Geoprocessamento e Análise Ambiental pela UnB e atua como cientista de dados e pesquisador na GAtec Gestão Agroindustrial. Você confere a live dele no link: https://youtu.be/32cJtAQHA-4
Confira a playlist completa de todas as lives já realizadas aqui: https://bit.ly/3vGyltB
Fique atento a futuras lives. Saiba mais sobre os eventos: https://www.bioenergy.network/eventos
Acesse as plataformas das instituições abaixo: